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Google lança novos recursos para PMEs

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Angel Cáceres

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Google lança novos recursos para PMEs.

O Google anunciou novas ferramentas e treinamentos Gratuitos para apoiar Micro, Pequenas e Médias Empresas neste último dia 5 de outubro, que é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.

O maior buscador do mundo entende o tamanho da oportunidade que essas empresas tem em se digitalizar. E esse é um caminho sem volta, ou sua empresa se digitaliza ou dificilmente sobreviverá nos próximos anos.

Pesquisas realizadas em agosto e setembro pelo Google mostraram que 54% dos consumidores de canais online garantem que estão comprando mais em lojas online agora do que antes da pandemia.

Além disso, 43% dos consumidores afirmaram que não veem mais razão para comprar algo na loja física se têm a opção de comprar online, enquanto 51% disseram que vão comprar mais de PMEs após a pandemia.

Capacitação para PMEs

No Google Academy você pode conferir o treinamento O novo comportamento do consumidor e insights para ajudar o pequeno negócio a se reinventar, além de vários outros vídeos e treinamentos com insights para seu negócio.

Descobrir tendências de consumo

Entender o que o consumidor está buscando é vital para vender mais. Por isso, o Google lançou uma página de “Categorias em ascensão no varejo” , dentro do Think With Google. A ferramenta interativa permite entender os segmentos que estão despertando mais interesse na busca, os locais que as pessoas estão buscando e também as pesquisas relacionadas.

Manuais para negócios digitais e físicos

A página Google para PMEs oferece ferramentas para dar os primeiros passos quando se fala de criar um negócio na internet. Agora, o Google incluiu recomendações para PMEs enfrentarem melhor a nova realidade trazida pela pandemia de acordo com a situação particular de cada negócio: loja apenas virtual, loja apenas física ou loja com os dois canais.
Cada empreendimento pode acessar kits de marketing para criar campanhas que se ajustem a cada tipo de operação. A ferramenta “Buscador de Oportunidades Locais” também permite colocar o nome do seu perfil no Google meu Negócio e receber recomendações personalizadas para melhorar sua página.

Página do Google para PMEs

 

Como fazer a divulgação da sua empresa no Google

O Google possibilita algumas formas de divulgação da sua marca, empresa ou produtos na internet. Elas podem ser pagas ou gratuitas (orgânicas).

As campanhas de Google Ads (anúncios pagos) podem ser usadas mesmo por aquelas empresas não tenham um site, pois o Google criará a página de destino e os anúncios com informações relevantes para alcançar o público em diversos canais como, a Busca, YouTube, Maps e rede de Display.

Porém, esse tipo de campanha requer um conhecimento amplo, para que o seu suado dinheiro não seja desperdiçado com campanhas ruins e sem ROI (retorno sobre o investimento). Assim, ou você de dispõe a aprender a criar e gerenciar suas próprias campanhas no Google Ads ou contrata um especialista para fazê-lo. Além dos custos do serviço da agência ou especialista que contratar, você terá os custos com os anúncios em si, o que também não é baixo, se o objetivo for trazer retornos interessantes.

Que tipo de divulgação gratuita eu posso fazer então, para destacar minha empresa no Google?

Esse é o tipo de divulgação que todos querem fazer, ou seja, onde podemos anunciar com qualidade, gerando autoridade para sua empresa, marca, produto ou serviço e, principalmente, trazendo muitos clientes e vendas para o nosso estabelecimento ou site, de forma totalmente gratuita.

A boa noticia é que isso existe mesmo! 😉

É o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio (GMN) é a principal referência no que diz respeito à visibilidade de uma empresa e ao SEO local, que é o trabalho de otimização para que sua empresa apareça entre os primeiros resultados de uma busca local no Google.

Do ponto de vista comercial, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que ajuda as pessoas locais a encontrar sua empresa na Pesquisa do Google e no Google Maps.

Você pode fornecer aos clientes em potencial informações importantes, como seu endereço, número de telefone e até sua oferta mais recente, permitindo uma interação instantânea.

Como a maioria das pesquisas online agora são realizadas em dispositivos móveis, você pode garantir que suas informações estejam prontamente disponíveis nesses dispositivos!

O Google Meu Negócio (GMN) é uma ferramenta gratuita criada pelo Google para ajudar os proprietários de empresas e profissionais liberais, a administrar como seus negócios aparecem nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps.

O Google Meu Negócio é importante?

Sim, além de importante, é indispensável nos dias de hoje, para qualquer tipo de empresa física ou digital.

Por quê?

Porque você goste ou não, sua empresa pode e provavelmente será listada no Google.

Qualquer pessoa pode digitar o nome da sua empresa e registrar a existência dela no Google. Seus clientes podem até fornecer informações como: horário comercial, onde você está localizado e assim por diante.

Você prefere ser a pessoa que gerencia sua empresa e os dados dela no Google, ou ser inserido no mecanismo de busca mais usado do mundo por uma pessoa aleatória?

Outro risco que existe é seu cadastro no Google Meu Negócio ser gerenciado por um concorrente. Afinal, se você ainda não reivindicou a propriedade da sua listagem do Google Meu Negócio, o Google nunca vai saber se quem gerencia é o proprietário ou não.

 

Como assumo a propriedade do Google Meu Negócio?

Primeiro de tudo, é preciso que você pesquise pelo nome da sua própria empresa no Google,  para que você mesmo veja como as informações da sua empresa aparecem nas buscas online.

Verifique se as informações da empresa estão corretas e atualizadas. Se não estiver correto, é provável que alguém tenha mudado, alterado nomes ou números de telefone.

Isso provavelmente está prejudicando suas classificações.

Nesse caso, é necessário atualizar as informações em todos os locais onde elas estejam erradas. Dependendo dos locais e diretórios onde precise atualizar as informações, pode levar mais ou menos tempo para concluir.

Portanto, faça anotações para acompanhar ao longo dos dias posteriores se as informações  foram atualizadas após você modificá-las.

Assumir a Propriedade no Google Meu Negócio

Enquanto você faz essa verificação, verifique se há uma opção para reivindicar, gerenciar ou se apropriar da página da sua empresa nos locais (diretórios), onde ela aparece.

Em muitos casos, não foi você quem registrou sua empresa nesses locais da internet.

Ou seja, seus clientes ou pessoas, que de algum modo conhecem a sua empresa, listaram você lá.

Assumir a propriedade da listagem da sua marca no GMN poupará você de problemas futuros, além de permitir que você mesmo corrija, altere e otimize as informações da sua empresa.

Conclusão:

É muito importante que você assuma a propriedade e cuide das informações referentes à sua empresa no GMN.

Dessa forma, você garante que ninguém (inclusive seus concorrentes) use a sua marca, mesmo que temporariamente.

Lembre-se: O GMN pode ajudá-lo a alcançar e atrair novos clientes em potencial.

Na maioria dos casos, as pessoas não têm uma empresa específica em mente e pesquisam por tipos de produtos ou serviços, preferindo os fornecedores que aparecem no topo da lista.

Portanto, otimize a listagem da sua empresa para esse tipo de pesquisa local, e os clientes verão o que você oferece antes mesmo de olharem para seus concorrentes.

Se quiser aprender tudo sobre como cadastrar, reivindicar e otimizar o cadastro do Google Meu Negócio da sua empresa, conheça o Guia Completo do Google Meu Negócio.

Esse guia é um passo a passo detalhado, com linguagem simples e sem jargões técnicos, para que qualquer pessoa consiga divulgar sua empresa, produtos e serviços no Google, e aparecer entre os primeiros resultados de uma busca, exatamente quando um cliente estiver procurando pelo que você vende, e isso é extremamente poderoso para qualquer tipo de negócio.

Portanto, adquira agora o Guia Completo do Google Meu Negócio e comece ainda hoje a atrair mais clientes e negócios para sua empresa! Clique na imagem abaixo para conhecer:

 

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