Quem deve cuidar da fanpage da minha empresa no Facebook?

Tenho muitos amigos que são empresários, profissionais liberais, representantes de vendas e corretores de imóveis e seguros, e eles sempre me perguntam se eles próprios conseguem criar e administrar uma fanpage no Facebook.

Na verdade, alguns deles ainda nem criaram uma fanpage para seu negócio e tem apenas seu perfil pessoal no Facebook. Porém, como sempre ouvem falar sobre o poder que tem o Facebook para promover negócios, isso gera um enorme interesse em fazer parte disso.

E eles estão absolutamente certos. Qualquer pessoa que tenha um negócio, qualquer que seja ele, precisa ter uma fanpage no Facebook, afinal de contas, ainda é a rede social com o maior número de usuários no Brasil.

Diferente de um perfil no Facebook, fanpage é a página de sua empresa no Facebook e, além de não ter limite de seguidores (fãs), tem vários aplicativos e funcionalidades que um perfil pessoal não tem.

Ter uma fanpage exige alguns cuidados e responsabilidades, pois não basta apenas criá-la e deixar parada, que isso só mostrará total descaso da empresa ou marca com seus seguidores e futuros clientes.

Também não é um bicho de sete cabeças para administrar, afinal ninguém entende melhor do seu negócio do que você mesmo e isso já um ponto positivo pra empresa ou empresário que decide administrar sua própria fanpage e criar os conteúdos que atrairão clientes para seu negócio.

Mas, porque é tão importante que alguém que vá escrever os conteúdos tenha pleno conhecimento da empresa?

Porque haverá interação e engajamento dos seus seguidores com seus posts e artigos e, esperamos realmente que isso aconteça, haverá também comentários nos posts que deverão ser respondidos rapidamente, por alguém que saiba exatamente do que se trata e como responder à estes comentários, pois isso envolve diretamente a sua marca, a sua empresa ou negócio.

Alguns destes amigos que citei acima, não tinham nenhum conhecimento específico de internet, nem de computação e muito menos de Facebook, mas queriam criar suas próprias fanpages e administrá-las pessoalmente, pois queriam participar e interagir diretamente com seus seguidores e futuros clientes.

 

Aqui no blog, estou constantemente abordando o assunto Facebook e Fanpages em artigos do tipo “Como Criar uma Fanpage no Facebook [Guia Passo-a-Passo]”  e também “Criando seu Primeiro Anuncio no Facebook [Guia Passo-a-Passo]”. Se não leu, vale a pena dar uma olhada.

Mesmo que você não pretenda criar ou administrar sua própria fanpage e queira contratar uma agência digital para fazer isso, é importante conhecer pelo menos o essencial sobre como usar o Facebook para empresas e as estratégias que envolvem a administração de uma fanpage, pois isso pode ser decisivo para o sucesso de sua marca na rede social mais importante do mundo.

Outra coisa muito importante é saber discutir com uma agência digital (caso você resolva contratar uma) os conteúdos e as campanhas que serão implementadas e saber analisar e cobrar por resultados realmente relevantes pra sua marca. Isso já te coloca em enorme vantagem competitiva frente à outros empresários que desconhecem estes segredos.

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