O que é SEO e como ele pode te ajudar.

De forma rápida, SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou em português, Otimização para Mecanismos de Busca, como o Google, por exemplo.

De acordo com a Wikipédia SEO é:

É o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

Fonte: Wikipédia SEO

Se fosse somente para definir o que é SEO, poderíamos parar por aqui. A própria descrição da Wikipédia já mostra como o SEO pode te ajudar. Mas, quero mostrar pra você de forma mais prática como a otimização para mecanismos de busca pode ajudar você e sua empresa conseguir mais clientes e vender mais. Por isso separei 3 tópicos mostrando como o SEO pode te ajudar, vamos lá?

Como as pessoas buscam pelo seu produto e serviço nos sites de busca?

Quando uma pessoa está com interesse em resolver um problema (que pode ser o de comprar uma roupa, dúvidas de como lidar com alguma situação, etc) ela acaba recorrendo muitas vezes para os sites de busca como o Google, Yahoo e Bling. Nos sites de busca, as pessoas simplesmente fazem perguntas. Muitas vezes essas perguntas podem ser relacionadas a um produto ou serviço que você vende.

Vou dar um exemplo: Já pensou quando uma ou mais pessoas fazem a busca por “Escritório de advogados em Ribeirão Preto” ou por “Adaptador cabo USB“, seu site aparecer nas primeiras posições do Google? Se você conseguir isso, com certeza você terá muito mais pessoas comprando de você ou entrando em contato.

É por esse motivo que você deve identificar quais os termos que as pessoas usam para achar seus produtos e serviços online. Uma dica que dou para você encontrar estes termos é fazer as seguintes perguntas:

  • Como as pessoas buscam pelo nome dos produtos ou serviços que vendo?
  • Como as pessoas buscam com perguntas relacionadas aos meus produtos ou serviços?
  • Quais são os problemas que meus produtos ou serviços solucionam?
  • Quais assuntos meus produtos e serviços estão relacionados?

Se você responder as perguntas acima, já terá uma lista de palavras-chave e termos que as pessoas acabam usando para achar o seus produto ou serviços. Com isso em mãos, podemos ir para o próximo tópico.

Como otimizar meu site para ser encontrado?

estudo sobre SEO é muito grande, mas posso te dizer que a base para toda estratégia de SEO é na construção de conteúdo. Se você pegar os termos que listou ao responder as perguntas acima e começar a construir textos para seu site em forma de artigos, com certeza a número de visitas em seu site irá aumentar.

Existem muitas variáveis na fórmula para fazer o melhor SEO para seu site, mas como disse, o início de tudo é ter um conteúdo que é relevante para seus visitantes. Não adianta em nada ir para toda a parte técnica do SEO se você não tiver um bom conteúdo. É por esse motivo que eu digo que o conteúdo é a base para uma estratégia de SEO.

Então, como primeira tarefa para otimizar seu site ou blog, comece a escrever mais sobre os produtos ou serviços que vende. Responda as dúvidas do seus clientes em forma de artigos, dicas e até vídeos. Entregue para ele sempre o melhor conteúdo sem medo de achar que, por ao entregar a resposta, ele não vá entrar em contato depois. Escrever mais sobre o que você vende acaba tendo um efeito colateral muito bom para você e para seu negócio: Você se torna uma autoridade no assunto.

Quando as pessoas começam a ler seus artigos, você se torna uma referência para elas, no seu segmento de negócio. Com esse relacionamento, elas confiam mais em você e isso vai ajudá-lo a fechar negócios muito mais rapidamente.

Eu não sou bom em criar artigos, como faço para resolver isso e começar a fazer SEO?

Existem várias técnicas para você começar a escrever melhor. Você pode criar tópicos, criar uma lista com os assuntos que conhece e gostaria de abordar e depois ir escrevendo de forma mais detalhada sobre cada item dessa lista. No final você terá como resultado um texto que vai te ajudar no SEO do site da sua empresa.

Agora, eu vou te dar uma dica valiosa e que pode fazer a grande diferença no seu sucesso online:  Grave as ligações que seus clientes fazem pra você.

Isso mesmo, grave as ligações.

Me diga uma coisa, você já recebeu quantas ligações de clientes com dúvidas sobre seu produto ou serviço? Aposto que muitas, não é? Posso apostar também que você respondeu todas as dúvidas dos seus cliente com facilidade, já que você vende esse produto ou serviço, não é? Então, se você gravar essas ligações, você pode transformá-las em textos para seu site.

Não estou falando para você transcrever a ligação, mas usá-la como referência para escrever um artigo. Caso não queira, você pode pegar essa gravação e passar para outra pessoa criar esse texto para você e assim gerar mais conteúdo de qualidade para seu site.

Além das ligações, todas as mensagens que você recebeu e recebe no Whatsapp com as dúvidas, elogios e sugestões dos seus clientes, também servem como fonte de ideia para escrever artigos sobre o que seu publico alvo está procurando na internet.

Seguindo essas dicas você poderá iniciar um trabalho de otimização do seu site. Em outros artigos darei mais dicas de como melhorar o SEO do seu site ou blog.

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