O que é autoresponder e como ele pode ajudar o seu negócio.

A maioria das pessoas que começam a procurar como fazer e-mail marketing acabam se deparando com alguns termos novos. Um destes termos é autoresponder.

Se você já enviou e-mail para sua lista de clientes, você já deve saber o processo que deve seguir. Para exemplificar vamos ver aqui um processo simples de envio de uma novidade sobre um determinado produto:

1. Você tem a ideia de enviar um e-mail para seus clientes sobre um novo produto que você vende.

2. Você prepara o e-mail.

3. Configura e faz o envio dessa mensagem para sua lista ou agenda para ser disparado em um determinado horário.

Nestes três simples passos, você avisa todas as pessoas cadastradas em sua lista sobre a sua incrível novidade.

Vamos supor que sua lista tinha 1.000 pessoas e você enviou o e-mail falando sobre seu novo produto para todas elas. Passaram-se alguns dias e você tem mais uma novidade e quer novamente avisar todos as pessoas que estão cadastradas em sua lista.

Agora você tem um problema… Já que se passaram alguns dias, sua lista agora tem 1.230 pessoas. Você pensa: “Ok, vamos enviar para essas pessoas sobre o novo produto”.

Perceba que essas novas 230 pessoas não ficaram sabendo do primeiro incrível produto que você tem pra vender. Humm, e agora?

O auto responder é um recurso que a maioria das ferramentas de e-mail marketing oferecem para seus clientes. Com este recurso você pode automatizar envios de e-mail marketing para as pessoas que se cadastram em suas listas.

Imagina que você quer fazer um relacionamento via e-mail com seus clientes para apresentar seus produtos, só que de uma forma gradual. Com o auto responder você pode fazer isso.

Por exemplo, vamos supor que você tenha 10 mensagens de e-mail que você queira enviar de forma gradual para as pessoas que entram para sua lista de e-mails e querem receber as novidades e dicas dos seus produtos.

Com o auto responder você pode configurar algo assim:

  • Enviar o primeiro e-mail assim que a pessoa se cadastrar na lista.
  • Enviar o segundo e-mail 5 dias depois do primeiro e-mail enviado.
  • Enviar o terceiro e-mail 3 dias depois do segundo e-mail enviado.
  • E assim continua…

Com isso você pode ter pessoas em sua lista que estão recebendo o segundo e-mail no mesmo dia que algumas outras pessoas estão recebendo o décimo e-mail. Isso acontece porque essas pessoas se cadastraram alguns dias antes das que estão recebendo os primeiros e-mails. Entendeu agora porque isso automatiza o e-mail marketing e o relacionamento com seus clientes?

Uma grande vantagem de usar esse tipo de recurso é que você pode enviar e-mails que não necessariamente tentem vender algo para quem está em sua lista. Você pode criar mensagens de conteúdo puro para agradar seus assinantes e assim fazer eles confiarem mais em você e posteriormente você oferecer algum produto para eles.

Quais as opções de ferramentas que oferecem o recurso de autoresponder

Como disse no início deste artigo, a maioria das empresas que oferecem ferramentas de e-mail marketing tem o recurso de autoresponder. Algumas delas são:

  • MailChimp
  • GetResponse
  • Aweber
  • Infusion
  • Mailer Lite
  • Lead Lovers

Existe uma empresa não muito conhecida e que oferece um plano grátis que já inclui o recurso de autoresponder para até 1.000 assinantes. É o Mailer Lite.

Os pontos positivos do Mailer Lite são:

  • Simples de usar
  • Editor de e-mails fácil de usar
  • Plano grátis com todos os recursos para até 1.000 assinantes.

Pontos negativos:

  • Pagamento somente via cartão de crédito internacional (acima de 1.000 assinantes).
  • Sem muitos recursos avançados.
  • Sem suporte no Brasil.

Já como opção ideal e que usamos em todos os nossos projetos, o que indico é o MailingBoss da OMB100, que é um excelente sistema de E-mail Marketing com Autoresponder, além de outras excelentes funcionalidades.

MailingBoss da OMB100 é uma ferramenta completa para que quer fazer e-mail marketing com o recurso de autoresponder. Além dos recursos de autoresponder você também encontra:

  • Gatilhos para abertura e clique de um e-mail.
  • Organização de campanhas por máquinas de venda (listas).
  • Vários Templates de E-mails prontos.
  • Tags Customizadas.
  • Análises Estatísticas.
  • Excelente suporte no Brasil e dezenas de tutoriais em bom português brasileiro 😉
  • Conheça todos os recursos do MailingBoss.

Sem dúvidas, o uso do autoresponder pode alavancar muito a sua estratégia de marketing digital além de automatizar tarefas que irá fazer você economizar muito mais tempo.

Se ficou com alguma dúvida à respeito do Mailer Lite, por favor deixe seu comentário abaixo.

Eu sempre respondo aos comentários 😉

Grande abraço!

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