Ferramenta de E-mail Marketing grátis com autoresponder para até 1.000 assinantes

Uma das grandes barreiras que vejo para quem vai começar a fazer campanhas de e-mail marketing é o alto custo inicial das ferramentas disponíveis no mercado. Outra grande barreira é que muita gente fala que será difícil de usar e não tem tempo de aprender tanta coisa assim. Não que o custo ou o aprendizado não valha a pena, mas é que o tal medo de usar algo complicado afasta muitas pessoas do uso dessa estratégia para conseguir mais clientes e vender mais.

Foi por esse motivo que comecei a pesquisar alguma ferramenta que fosse simples de usar e que não fosse cara inicialmente.

Na minha pesquisa, encontrei muitas ferramentas boas. Umas com mais e outras com menos recursos, tinha ferramenta com recurso até demais para quem é iniciante no envio de e-mail marketing e outras que até davam algum tipo de conta gratuita mas que limitavam os recursos para contas grátis.

Não muito contente com isso, resolvi continuar na caça por uma ferramenta que atendesse desde o pequeno empresário, que quer começar a usar o e-mail marketing para se relacionar com os clientes, falar sobre as novidades e vender mais, até o profissional liberal que quer se comunicar com seus clientes de uma maneira mais eficiente.

O esforço valeu a pena. Nessa minha busca pela ferramenta de e-mail marketing simples, fácil de usar e barata eu acabei encontrando não uma, mas duas opções de boas ferramentas, o Mailer Lite e o E-Goi.

Antes de tudo, devo dizer que já experimentei e usei muitas ferramentas pagas de e-mail marketing, como Lead Lover, Mailing Boss, Active Campaign e Mailchimp. Mas como o objetivo aqui é falar sobre ferramenta gratuita, o Mailer Lite e o E-Goi são as duas que encontrei que oferecem as melhores opções de uso gratuitos, apesar de terem também seus planos pagos.

Vou fazer uma breve apresentação das duas ferramentas a seguir e falar sobre os recursos que cada uma oferece e, porque no final eu acabei optando pelo E-Goi, ferramenta que uso até hoje em todos os meus projetos.

Vamos começar pelo Mailer Lite.

O Mailer Lite é uma das mais simples e robustas ferramentas para quem quer começar a criar campanhas de e-mail marketing. E o melhor, ela oferece conta grátis para até 1.000 assinantes. Isso sem limitar nenhum recurso. Você terá todos os recursos que uma conta paga tem.

É por isso que eu usei o Mailer Lite por muito tempo e recomendo que você faça seu cadastro para testar a ferramenta.

Quais recursos o Mailer Lite oferece

Todos os recursos do Mailer Lite que vou listar abaixo, você já poderá ter em uma conta grátis. Veja:

  • 1.000 assinantes grátis.
  • Criação de campanhas.
  • Campanhas com teste A/B (Assunto, nome remetente, corpo do e-mail).
  • Campanhas com reenvio automático.
  • 3 tipos de editor de e-mail (Arrastar e soltar, Editor de texto, Envio de HTML).
  • Um dos melhores editores de e-mail (Arrastar e soltar).
  • Estatísticas da campanha em tempo real.
  • Criação de listas.
  • Importar lista (Arquivo CSV, TXT).
  • Adicionar assinante manualmente.
  • Estatísticas da cada lista.
  • Segmentar lista.
  • Criar listas baseadas em ações que os assinantes fizeram.
  • Campos personalizados para a lista.
  • Criação de formulários com e sem double opt-in.
  • Criação de páginas de obrigado ou redirecionar para site.
  • Autoresponder.

Todos os recursos acima em um painel de controle simples e intuitivo que você irá usar facilmente.

Os recursos do Mailer Lite

Agora que você já sabe quais os recursos que o Mailer Lite oferece, vamos ver em mais detalhes cada um dos itens que citei na lista acima:

1.000 assinantes grátis

Já é um bom número de assinantes para quem quer começar a usar e-mail marketing para seu negócio. O legal do Mailer Lite é que ele oferece isso sem nenhuma restrição dos recursos. Ou seja, você poderá testar de forma completa antes de decidir se quer continuar ou não.

Painel em português

Mesmo sendo uma ferramenta feita fora do Brasil, o Mailer Lite tem a versão em português. Com uma simples configuração você altera todo o painel para português, deixando ele ainda mais fácil de usar.

Criação de campanhas

Toda ferramenta de e-mail marketing tem que ter este recurso. É aqui que você vai começar as configurações para enviar um e-mail para sua lista. No Mailer Lite isso é tudo simples e intuitivo. Lá você pode fazer o envio de 3 formas diferentes: Campanha regular, campanha de divisão A/B e Campanha de reenvio automático.

Campanhas com teste A/B

De uma maneira bem fácil você consegue fazer campanhas de e-mail marketing usando testes A/B. Com estes testes você consegue enviar mensagens com assunto, remetente e até corpo do e-mail diferentes. Fazendo isso o Mailer Lite irá enviar para uma parte da sua lista o e-mail com a versão A e outra parte com a versão B. Depois de um certo tempo, ele verifica qual mensagem teve as melhores taxas de clique e abertura e envia para o restante da lista, a mensagem que teve o maior retorno.

Imagina que você tem 10.000 assinantes na sua lista. Então você configura uma campanha do tipo teste A/B e define que quer fazer o teste com 20% dos seus assinantes. Assim o Mailer Lite vai enviar 1.000 e-mails com a versão A e mais 1.000 com a versão B. Depois de, digamos 3 horas, o Mailer Lite verificará qual teve a melhor taxa de abertura e/ou clique e enviará para o restante da lista (os 8.000 que sobraram) a versão com melhor resultado.

Campanhas com reenvio automático

Este é um tipo de campanha muito interessante. Com ela você consegue fazer o envio de uma segunda mensagem para todos aquelas pessoas da sua lista que não abriram ou não clicaram no link da primeira mensagem depois de um determinado tempo. Para facilitar o entendimento vou fazer um exemplo de configuração:

  • Começo a configuração de uma campanha de reenvio no Mailer Lite.
  • Crio uma mensagem convidando as pessoas a conhecerem meu mais novo produto.
  • Configuro que quero que envie uma segunda mensagem para quem não abriu a primeira depois de 8 horas.

Com esse tipo de recurso o Mailer Lite envia uma segunda mensagem somente para quem não viu a primeira. Isso automatiza a recuperação de pessoas que não viram a primeira mensagem sem incomodar que já viu.

3 tipos de editor de e-mail

No Mailer Lite você pode criar mensagens do corpo do e-mail que irá enviar de 3 formas diferentes:

  • Editor de arrastar e soltar
    Sem dúvidas uma das melhores formas de você configurar as mensagens do seu e-mail. Com este editor você simplesmente arrasta blocos para a mensagem e altera as informações necessárias. Além de toda essa facilidade, ele disponibiliza vários modelos para você somente alterar o que precisa.
  • Editor de texto
    Se você quer mandar uma mensagem simples, sem muita formatação, escolha este editor. Com ele você poderá fazer formatação de texto como negrito, itálico, criar links e adicionar imagens facilmente.
  • Envio de HTML
    Se você quer ter controle total sobre sua mensagem e tem conhecimento técnico de HTML, você pode usar este recurso para enviar o arquivo .html para ser usado no corpo de sua mensagem.

Um dos melhores editores de e-mail

Como disse no item anterior, o editor de arrastar e soltar é a maneira mais fácil de você começar enviar suas campanhas de e-mail marketing. Com este editor você tem blocos pré-configurados e pode arrastar e soltar. Você vai montando sua mensagem em blocos e no final terá um e-mail bem formatado, que será bem visualizado em qualquer tamanho de tela, inclusive em celulares e smartphones.

Um dos recursos mais legais é quando você quer por um vídeo do YouTube no seu e-mail. Com este recurso ele automaticamente vai pegar a miniatura de imagem do vídeo e você tem uma opção dele criar um GIF animado, criando uma espécie de preview do vídeo em movimento.

Estatísticas da campanha em tempo real

Quer saber quantas pessoas abriram seu e-mail ou quantas clicaram no link? O Mailer Lite tem todas essas informações em tempo real. Com isso você consegue acompanhar facilmente as estatísticas logo após realizar o envio. No relatório você saberá: quantas pessoas abriram, quantas clicaram, em quais links elas clicaram, qual o tipo de ferramenta de leitura de e-mail elas usam entre muitas outras informações.

Criação de listas

No Mailer Lite as listas na verdade são chamadas de grupos. Você pode usar este recurso para segmentar sua lista. Quando você vai configurar o envio de uma campanha, você deve informar para quais grupos quer enviar. Mas e se uma pessoa está na lista “Clientes gerais” e na lista “Clientes de SP” e você escolher para enviar para esses dois grupos? Essa pessoa vai receber duas vezes a mesma mensagem?

A resposta é não. Eu conversei com o pessoal do Mailer Lite via chat e eles me explicaram que neste caso a pessoa receberá o e-mail somente uma vez.

Importar lista (Arquivo CSV, TXT)

Se você já tem uma lista de e-mails de clientes ou está querendo migrar de ferramenta para o Mailer Lite, você poderá importar seus assinantes facilmente. É só fazer o envio (upload) dessa lista em formato CSV ou TXT que o Mailer Lite vai cadastrar todo mundo. Quando você faz isso eles pedem para que você informe de onde conseguiu estes e-mails. Isso é pra garantir que não é lista de spam e manter a taxa de entregabilidade deles alta.

Adicionar assinante manualmente

Além de importar sua lista para o Mailer Lite, você também poderá adicionar seus assinantes um a um. Através de um formulário você pode informar: nome, e-mail, telefone, data de nascimento, etc. Este recurso é ideal caso você faça a captura de e-mail de maneira offline (perguntando para seu cliente qual é o e-mail dele em uma visita à sua loja física ou por telefone).

Estatísticas da cada lista

Você também tem as estatísticas de cada grupo (lista) e saberá quais delas tem a maior taxa de abertura, clique, qual o envolvimento deles (se abrem seus e-mails de forma frequente) entre outras informações. É uma ótima forma de você ver qual grupo dá o melhor retorno e qual está mais envolvido com sua comunicação via e-mail marketing.

Segmentar lista

Dentro de um grupo (lista) você tem a opção de segmentar os assinantes. Você pode por exemplo segmentar e filtrar um grupo para exibir somente pessoas que clicaram em alguma campanha. Fazendo isso o Mailer Lite vai listar estes assinantes e com alguns cliques você pode criar um outro grupo somente para essas pessoas. É uma ótima forma de enviar e-mail somente para quem tem interesse como também para remover assinantes que nunca clicaram em seus links ou abriram suas mensagens nos últimos 6 meses, por exemplo.

Criar listas baseadas em ações que os assinantes fizeram

Este é um recurso muito legal que você encontrará nas estatísticas de uma campanha. Nas estatísticas existe uma lista dos links que você enviou em uma determinada campanha junto com o número total de pessoas que clicaram neste link. Quando você acessa o link com o número de pessoas que clicou neste link você terá uma listagem de assinantes e assim poderá copiar essas pessoas para uma nova lista ou uma lista existente. Essa também pode ser uma forma bem interessante de você segmentar sua lista.

Campos personalizados para a lista

Quando você cria um novo grupo, você tem a opção de criar campos personalizados para esse grupo. O Mailer Lite oferece vários campos por padrão como nome, e-mail, telefone, cidade, etc. Mas não tem o campo “Whatsapp”. Mas não tem problema já que você consegue criar novos campos facilmente pelo gerenciador de grupos.

Criando um novo campo ele também ficará disponível na hora em que você for criar formulários para por no seu site. É um ótimo recurso para quem é de alguma área de atuação e precisa de informações não tão comuns assim dos seus assinantes.

Criação de formulários com e sem double opt-in

Uma das formas mais comuns de conseguir assinantes para sua lista de e-mails é colocando formulários de captura em seu site. No Mailer Lite você pode criar quantos formulários quiser, configurando cores, campos e para qual grupo a pessoa vai ao se cadastrar através deste formulário.

Você também pode configurar um formulário com dupla confirmação de assinatura. Funciona assim:

  • A pessoa cadastra seu e-mail no formulário.
  • Essa pessoa recebe um e-mail com um link para clicar e confirmar seu cadastro.
  • Somente se ela clicar neste link que ela de fato será cadastrada no grupo que você configurou para este formulário.

Criação de páginas de obrigado ou redirecionar para site

Como disse no item anterior, você poderá criar formulários com dupla confirmação de assinatura. Nestas configurações de formulário você poderá criar uma página de “Obrigado por se cadastrar”. Essa página é para onde a pessoa será redirecionada quando clica no e-mail pedindo a confirmação de cadastro.

Além de poder criar essa página usando o editor de arrastar e soltar, você também poderá configurar um link de redirecionamento quando a pessoa clica no link de dupla confirmação. Esta configuração serve para os casos em que você quer enviar o assinante para a página própria de “Obrigado por se cadastrar” em seu site.

Autoresponder

Esse é um dos recursos mais poderosos das ferramentas de e-mail marketing. Com o autoresponder você pode criar uma sequencia de e-mails que a pessoa vai receber de forma gradual a partir da data de cadastro em sua lista.

Você poderá criar regras como por exemplo:

  • Envie o e-mail 1 assim que a pessoa se cadastrar em minha lista.
  • Envie o e-mail 2 após 5 dias da data de cadastro em minha lista.
  • Envie o e-mail 3 após 10 dias da data de cadastro em minha lista.
  • E assim por diante…

Com isso você pode criar uma relacionamento automático e duradouro com as pessoas que assinaram sua lista.

Como cada pessoa pode ter se cadastrado em uma determinada data, pode ter pessoas recebendo a mensagem 1 hoje como pode ter pessoas recebendo a mensagem 3.

CONCLUSÃO:

O Mailer Lite é sem dúvidas uma ótima ferramenta para quem quer começar a fazer e-mail marketing por ser simples, fácil de usar e gratuita (até 1000 assinantes).

Mesmo para quem tem experiência com e-mail marketing o Mailer Lite é uma ótima alternativa para se considerar. Com os recursos de segmentação você terá opções avançadas para conseguir o maior retorno em cima da sua lista e de suas campanhas.

Agora, se você tiver mais de 1.000 assinantes eu recomendo fortemente que você teste a ferramenta e-goi…

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