Existe alguma Faculdade de Vendas?

Desde criança sempre gostei de vender, trocar e negociar coisas. Me lembro de passar as férias de julho e de final de ano na casa do meu avô, que ficava a 80 km da cidade onde eu morava, e sempre que retornava pra minha cidade levava uma quantidade enorme de tamarindos e jabuticabas, que colhia no quintal da casa dele, para vender no portão da minha casa.

Hoje vejo que a anuência de meus pais para que eu pudesse fazer isso já foi um motivo, um primeiro passo pra que eu começasse a definir, mesmo que inconscientemente, o meu destino profissional. Se não fosse isso, talvez eu me desestimularia a fazê-lo e talvez não descobrisse meu talento natural para vendas.

Também gostava de trocar coisas, brinquedos velhos, jogos de tabuleiro, skates e bicicletas.

Hoje percebo que negociar sempre fez parte da minha vida.

Décadas se passaram desde essa época e essa sempre foi minha profissão.

Alguns me chamam de empresário (porque tenho uma empresa de representação), outros me chamam de representante comercial, negociante, consultor de vendas, gestor de contas (nossa que chique!) e por aí vai. Mas, na verdade, pra simplificar, eu sou um VENDEDOR e me orgulho muito disso.

Vender é a arte de convencer, o que não tem absolutamente nada a ver com enganar.

Convencer quer dizer “Vencer Junto” = Com (junto) Vencer.

Vender é ajudar o seu cliente a tomar a melhor decisão de compra, pra que ele se lembre de você como alguém que o ajudou a resolver um problema e não alguém que o deixou com menos dinheiro no bolso.

Vender é participar junto com seu cliente de um processo de solução de um problema dele, pra que ele, além de tomar a melhor decisão de compra, esteja amparado desde o início, até o processo de faturamento, entrega do produto e o pós-venda, onde serão verificados e confirmados se todas as expectativas dele, em relação ao produto e ao processo da compra foram atendidas.

Atender a estas expectativas é que vai fazer com que ele se torne fiel, com que isso se transforme em um processo de várias vendas.

É por tudo isso que chamamos de Arte de Vender e não como alguns pensam, a arte de enganar. Enganar você até pode, mas tenha certeza, você não vai conseguir muitas vezes e jamais conquistará a confiança e fidelidade de seu cliente agindo assim.

Além disso, há um estudo que diz que é 5 vezes mais barato manter/fidelizar um cliente atual do que conquistar um novo.

Agora você deve estar se perguntando: E o título deste artigo?

 O que tem a ver tudo isso com Faculdade de Vendas?

Já vou explicar.

Comecei este artigo contando uma parte de minha infância,  pra mostrar que desde cedo sou vendedor, e que foi algo natural, espontâneo, que surgiu por uma necessidade minha de juntar um dinheirinho pra comprar algumas coisas que eu queria e que meus pais não podiam me dar.

Como sempre fui vendedor, muitas pessoas me perguntam como podem fazer pra aprender a vender, onde se “especializar” em vendas, quais cursos fazer?

Até onde eu sei, não existe faculdade específica de vendas, pelo menos não reconhecido pelo MEC. E até acho que isso é uma falha das instituições de ensino, pois hoje existe muita informação, técnicas, pesquisas e estudos que poderiam ajudar a formar bons profissionais em vendas.

Mas a verdade é que, o mais próximo que se pode ter de vendas em uma formação acadêmica é cursando Marketing e suas várias especializações.

Mesmo assim, a parte destes cursos destinados a abordar efetivamente a parte de vendas é tão pequena, que seria uma enorme decepção pra alguém que estivesse fazendo o curso pensando em aplicá-lo em vendas.

E se não nenhum curso acadêmico especifico pra vendas, há muito material espalhado por aí que pode auxiliar a quem estiver disposto a garimpar informações sobre a arte de vender, sobre a arte de convencer e se tornar um aliado de seu cliente na busca da solução de seus problemas e a tomar a melhor decisão de compra.

Pensando nisso e querendo dar a minha cota de contribuição pra quem está buscando informações sobre este tema, irei começar uma série de artigos aqui no meu blog falando sobre as Etapas da Venda, que é o processo básico deste segmento.

Além disso, sempre que possível e dentro do contexto, irei dar dicas de como usar todo o poder da internet e o marketing digital como aliado em cada uma destas etapas da venda.

Afinal, além de vendas, minha grande paixão é o marketing digital.

Espero sinceramente, que estes artigos possam te trazer muitas informações sobre vendas e te ajudar no seu dia a dia de trabalho.

Que lhe traga inspiração e motivação para que você venda mais e melhor e ajude seu cliente a decidir pelo melhor negócio.

Espero também que você participe deste blog comentando ao final de cada publicação.

Um grande abraço!

Angel Cáceres.

E-BOOK: 5 ferramentas online e gratuitas essenciais para todo vendedor