Criando seu Primeiro Anúncio no Facebook [Guia Passo-a-Passo]

Depois que você aprendeu como criar sua fan page no Facebook, chegou a hora de aumentar seu número de fãs. Uma das formas mais rápidas para você conseguir um grande número de fãs é fazendo anúncios no Facebook.

Veja o que você vai aprender neste guia:

Assim como o Google, o Facebook se tornou uma verdadeira mina de ouro para anunciantes. Com tantas pessoas usando a rede social fica claro o motivo de muitas empresas, seja grande ou pequena, anunciar por lá. É lá que uma quantidade imensa de pessoas estão, conversando com seus amigos, compartilhando o que gostam, acompanhando empresas e celebridades.

As pessoas fazendo isso elas acabam demonstrando seus interesses e gostos e isso faz do Facebook um grande gerador de oportunidades para segmentação de público. Irei falar mais sobre isso no decorrer do artigo para você entender o motivo de isso ser muito estratégico para você e para seu negócio.

Os tipos de anúncios do Facebook

O Facebook nos dá várias opções de anúncio. Escolher o tipo de anúncio ideal para sua campanha vai depender dos objetivos que você quer atingir. Falaremos sobre a definição de objetivo em breve, antes vamos ver os tipos de anúncio que o Facebook oferece:

Vários tipos de anúncios são auto explicativos mas para ficar bem claro o que cada um faz vamos ver o que você irá conseguir com cada tipo de anúncio de forma detalhada.

Impulsionar suas publicações

Este tipo de anúncio serve para você ter muito mais pessoas vendo alguma publicação de sua fanpage. Um tempo atrás o Facebook fez uma mudança e isso fez com que as publicações de fanpages aparecessem bem menos no feed de notícia dos seus fãs. Isso fez que as publicações fossem visualizadas por muito menos pessoas e consequentemente as publicações tiveram a taxa de cliques no botão curtir e os comentários super reduzidos.

A solução para resolver este problema é criando uma publicação em sua fanpage de depois impulsionando ou promovendo com anúncios.

Promover sua Página

Este tipo de anúncio é a forma ideal para você aumentar rapidamente o número de fãs de sua fanpage. Eu mesmo já fiz campanhas onde consegui pagar 1 centavo por fã. Como você pode notar, neste caso, o investimento foi bem baixo e eu consegui uma grande quantidade de fãs para uma empresa de joias.

Várias destas estratégias eu aprendi com o Thiago Wendel, que é um dos maiores especialistas do Brasil em Anúncios no Facebook.

Enviar pessoas para o seu site

Já neste tipo de anúncio, você irá atrair visitas para seu site. Aqui, quando a pessoa clica em seu anúncio ela acaba saindo do Facebook e indo para seu site. Usar este tipo de anúncio é ideal caso você queria ter um maior controle pós clique sobre seu visitante. Podendo oferecer em seu site um produto, um serviço ou o cadastro em sua lista de e-mails por exemplo. Uma grande arma que você terá para promover seus produtos ou serviços é usar este tipo de anúncio junto com estratégias de remarketing que o Facebook oferece.

Aumentar conversões no seu site

Este é um tipo de anúncio avançado. Para usá-lo você terá que adicionar em seu site um pixel de conversão. O pixel de conversão é um trecho de código que faz o Facebook saber quem está visitando sua página. Imagina que você quer que mais pessoas comprem um produto. Normalmente a pessoa seguiria estes passos até a conclusão da compra quando clica em um anúncio:

  1. Clicar em seu anúncio;
  2. Ver página do produto;
  3. Clicar no botão comprar;
  4. Realizar pagamento;
  5. Ver a página de compra realizado com sucesso.

No exemplo acima quando a pessoa ver a página de compra realizada com sucesso, ela acabou de se tornar um visitante que gerou uma conversão de vendas. É nesta página que o pixel deve ser instalado para que o Facebook saiba quem foi o visitante que gerou conversão. Então o Facebook verifica quem é essa pessoa e seus interesses e começa a mostrar seu anúncio para pessoas que tenham o mesmo interesse dessa.

Na lógica do Facebook, pessoas com o mesmo interesse tem maiores chances de gerar novas conversões em vendas e por este motivo que ele irá segmentar de acordo com essas informações.

Neste caso, quando maior o número de conversões que você tiver com seu anúncio, mais dados o Facebook terá para segmentar cada vez mais e melhorar sua campanha, e assim gerar mais conversões.

Obter instalações para seu aplicativo

Se você quer promover seu aplicativo do Facebook ou para celular este é o tipo de anúncio que você deve escolher.

Aumentar o envolvimento com seu aplicativo

Assim como o tipo de anúncio anterior este serve para as pessoas usarem mais o seu aplicativo. Gerar envolvimento

Alcançar pessoas próximas à sua empresa

Este tipo de anúncio é muito interessante se você tem uma empresa local. Se você criou uma fanpage deste tipo (negócio local) você pode aproveitar bem este tipo de anúncio. Ele funciona assim: De acordo com o endereço de sua empresa você poderá definir um raio e então o Facebook vai exibir o anúncio somente para pessoas que estão próximas ao endereço de sua empresa.

Aumentar a participação em seu evento

O Facebook permite criar eventos. Quando você cria um evento as pessoas podem falar que irão neste evento, talvez irão ou não irão. Este tipo de anúncio vai ajudar que seu evento tenha mais participantes. Se é isso que você quer é este tipo de anúncio que você deve escolher.

Fazer as pessoas obterem sua oferta

Sabe os famosos cupons de desconto? Então, este tipo de anúncio ajuda você a divulgar uma oferta de seu negócio local ou online. O interessante deste tipo de anúncio é que quando a pessoa solicita a oferta ela também recebe um e-mail com os dados da oferta. Então seu possível cliente poderá ser impactado com sua oferta duas vezes: no momento que clicar para receber a oferta e quando possivelmente ele ver o e-mail. Vale a pena estudar este tipo de anúncio no Facebook.

Obter visualizações do vídeo

Por último, mas não menos importante, temos o tipo de anúncio que vai fazer seu vídeo ter muitas visualizações. Não é meio frustrante quando você faz aquele vídeo super legal falando de algum produto ou serviço e a quantidade de visualizações é pequena? Pois bem, com este tipo de anúncio você pode mudar isso.

Como definir objetivos para sua campanha de anúncios

Agora que você já conhece os tipos de anúncio, chegou o momento de definir um objetivo para sua campanha. Cada tipo de anúncio apresentado acima pode te ajudar a ter mais sucesso caso você defina bem um objetivo.

Uma dica para quem está começando com sua fanpage é inicialmente conseguir os primeiros fãs. Então você deve primeiro fazer o tipo de anúncio “Promover sua página”. Isso claro se o seu objetivo for esse. Mas o que estou querendo dizer é que após conseguir seus primeiros fãs você pode fazer depois um anúncio do tipo “Impulsionar suas publicações”. Fazendo nessa ordem você consegue que o Facebook exiba a publicação de sua fanpage para amigos das pessoas que já são fãs de sua página.

Um outro objetivo comum nos anúncios do Facebook é levar visitantes para seu site. O grande problema nisso é que muitos anunciantes acabam simplesmente mandando visitantes para a página inicial. Isso não é completamente errado mas eu considero um desperdício de dinheiro. Eu diria que o objetivo primário seria sim, levar visitantes para seu site, mas o visitante chegando lá, o que você quer que ele faça? É ai que está o objetivo secundário (porém mais importante) que é conseguir que ele faça uma ação dentro do seu site.

Veja algumas ações comuns que você pode querer que os visitantes façam em seu site:

  • Realizar uma compra de um produto;
  • Enviar uma mensagem via formulário de contato;
  • Cadastrar seu e-mail para receber novidades (newsletter);
  • Fazer um cadastro em seu site;
  • Fazer download do seu aplicativo;
  • Fazer um pedido de orçamento;
  • Entrar em contato via chat;

Existem várias outras ações que você pode querer que o visitante faça em seu site. Vai depender somente que você prepare sua página para persuadir o visitante a realizar essa ação. O grande problema que muitos me relatam neste caso é que eles não tem conhecimento técnico para criar uma nova página em seu site facilmente e que levaria tempo até pedir para que sua agência ou seu web designer crie essa nova página específica. Neste caso a dica é usar serviços online específicos para criação dessas páginas que também são chamadas de landing pages (páginas de destino ou aterrissagem). Veja neste artigo uma lista com os melhores sites que oferecem este recurso de criação de landing pages.

Como definir o público-alvo usando a segmentação

Agora que você já aprendeu como escolher um tipo de anúncio e como definir um objetivo para sua campanha, vamos ver como o Facebook pode te ajudar na definição do público-alvo.

No início deste guia, eu falei sobre o poder que o Facebook tem para segmentar um público baseado nos seus gostos e interesses. Quando as pessoas curtem uma publicação de um amigo ou curtem uma nova fanpage ela está declarando ao Facebook que ela gosta daquele tipo de coisa. Um exemplo simples e bem prático para você entender melhor:

Fernando gosta muito de levar sua família nos finais de semana para comer pizza. Por este motivo ele conhece muitas das melhores pizzarias de São Paulo. Muitas dessas pizzarias tem sua fanpage no Facebook e Fernando curtiu a maioria delas.

Repare que no exemplo acima podemos ver claramente que a pessoa já está segmentada na categoria “Pessoas que gostam de pizza”.

Ainda usando o exemplo acima, se você tem uma pizzaria você poderia segmentar o público para somente pessoas que gostam de pizza visualizarem.

Outro tipo de negócio que podem aproveitar essa segmentação do exemplo acima são as academias (quem nunca exagerou, não é?).

Como você pode ver, foi usado no exemplo acima o tipo de segmentação por interesse. Mas você pode segmentar públicos para seu anúncio das seguintes formas:

  • Por interesse, por exemplo: Pessoas que gostam de pizza, Pessoas que gostam de futebol;
  • Por gênero, por exemplo: Seu anúncio aparecer somente para homens ou mulheres ou ambos;
  • Por faixa etária, por exemplo: Pessoas entre 20 e 45 anos;
  • Por região, por exemplo: Pessoas que moram na cidade de Ribeirão Preto – SP;
  • Por vários dados demográficos, por exemplo: Pessoas que moram longe de sua cidade natal, são pais ou mães recentes, que tenham amigos que fazem aniversário dentro de 30 dias.

Reparou no nível de segmentação que podemos ter em nossos anúncios?

Realmente se você estudar bem qual é o seu público-alvo, com certeza você terá um grande sucesso em suas campanhas. Vale muito a pena investir um tempo explorando as possibilidades que o Facebook oferece na segmentação de anúncios. Um bônus para isso é que, em muitas vezes, se o seu público estiver bem definido, sua campanha pode ter um custo menor.

Criar seu primeiro anúncio

Agora que você aprendeu sobre os tipos de anúncio que você pode criar no Facebook e o que é segmentar seu público-alvo, vamos ver passo-a-passo como criar seu primeiro anúncio.

Para acessar o gerenciador de anúncios clique no ícone em formato de seta apontada para baixo que fica na barra superior direita (fica próximo aonde você recebe as notificações do Facebook) e escolha o item Criar Anúncios:

A primeira coisa que você deve fazer é escolher o tipo de anúncio para sua campanha. Neste exemplo vamos criar uma campanha para conseguir mais fãs. Então para isso devemos clicar no item “Envolvimento” e em seguida em “Curtidas na Página”, conforme abaixo.

OBS.: Para facilitar o gerenciamento de anúncios é importante dar um nome para sua campanha. Informe o nome de sua campanha e vamos para o próximo passo.

Clique em CONTINUAR.

No próximo passo você terá que escolher qual fanpage você quer promover. Caso ainda não tenha uma, veja neste artigo como é fácil criar uma fanpage.

Ao clicar o Facebook irá mostrar a  tela a seguir com uma lista das fanpages que você gerencia. Escolha uma das fanpages na lista.

Agora vamos para a etapa 2 da criação de seu anúncio. Essa é a principal etapa e onde você deve dedicar maior atenção para ter sucesso em suas campanhas de anúncio no Facebook. É nessa etapa que você irá configurar para quem seu anúncio irá aparecer. Vou dividir cada parte e explicar de forma mais detalhada as opções que você tem na hora de escolher seu público (segmentar sua campanha). Vamos lá?

Nesta primeira parte você pode escolher um público já criado anteriormente ou criar um novo público. Neste primeiro momento você ainda não tem nenhuma configuração de público, então você deve deixar na opção padrão mesmo “Novo Público”. O interessante é que no final desta etapa você poderá salvar este público e assim usar estas mesmas configurações de segmentação do seu primeiro anúncio para as próximas campanhas.

Já o campo “Público personalizado” é com relação ao pixel que deve ser instalado em seu site. Existem outras opções de criar um público personalizado como por exemplo, baseado em uma lista de e-mails. Veremos esse recurso de como criar públicos personalizados no Facebook em um próximo artigo.

Caso você tenha instalado o pixel em seu site, essa opção daria, por exemplo, a chance de você criar um anúncio no Facebook e exibir somente para quem visitou uma determinada página do seu site. É um recurso bem poderoso.

Já na opção “Localização” você pode definir para qual parte do mundo você quer que seu anúncio apareça. Você pode fazer um anúncio para o mundo todo, ou somente para pessoas do Brasil ou de um determinado estado. Você também pode anunciar somente para pessoas da sua cidade e informar um raio em km. Esta segmentação por cidade é muito interessante para um negócio local como loja de roupas, pizzaria, restaurantes, academias, etc. O legal é que você pode determinar um raio em km o que ajuda a englobar cidades vizinhas de uma maneira fácil.

A cereja do bolo dos anúncios do Facebook com certeza são os dados demográficos. Nessa parte você tem uma série de opções para definir muito bem o seu público-alvo. Desde idade até mesmo mostrar seu anúncio somente para pessoas que tiveram filho recentemente ou exibir anúncios somente para quem tem amigos que fazem aniversário nos próximos 30 dias.

Invista um pouco do seu tempo analisando todos os tipos de dados que o Facebook oferece para você segmentar seus anúncios. São estes dados que farão você dar um tiro certeiro e conseguir um maior retorno sobre seu investimento.

Repare que na lateral direita aparece todas as informações que você for escolhendo para segmentar sua campanha. Nesta parte aparecem um gráfico indicando se o seu público é amplo ou bem específico.

É interessante ser o mais específico possível, mas isso pode deixar o alcance de sua campanha muito pequeno. Neste caso sugiro que você primeiro faça um anúncio para um público mais amplo e conforme for entendendo melhor seu público-alvo e sobre o uso dos dados demográficos, você vá filtrando em outros anúncios para depois comparar qual está dando um maior retorno.

Continuando com a definição do público, você tem o item de “Interesses” (assuntos que a pessoa normalmente fala, coisas que ela curte, páginas que ele segue definem o seu interesse por determinados assuntos), “Comportamentos” (pessoas com intenção de compra, donos de pequenas empresas, tipo de dispositivo que a pessoa usa para acessar o Facebook entre outros) e a parte de “Conexão” onde no exemplo eu não quero que meu anúncio apareça para pessoas que já são fãs da minha página no Facebook.

Por último você tem a opção de salvar este público para usar posteriormente em outros anúncios. Eu recomendo que você sempre salve porque em um próximo anúncio você pode fazer um anúncio para este mesmo público no futuro e também, em um próximo anúncio, escolhe-lo e fazer modificações para testar novos alcances.

Definindo o orçamento de sua campanha

Chegou a hora de você definir um orçamento. Aqui é onde você vai definir o quanto quer gastar para anunciar no Facebook. Eu recomendo que você comece em um primeiro momento com um orçamento baixo, algo como R$ 10 reais por dia. Isso não é uma limitação de gastos é uma estratégia para economizar em suas campanhas. Falarei mais sobre isso depois porque antes vamos conhecer as opções que o Facebook nos dá para organizar as finanças da campanha.

A primeira opção é onde você define de fato o valor que você quer gastar (esse valor determinada o alcance diário estimado que aparece na lateral da imagem). Repare que você pode definir um orçamento diário ou também um orçamento vitalício. Veja a seguir cada uma das opções:

Orçamento diário: Você estipula um gasto máximo por dia, pode deixar seu anúncio ser vinculado a partir da data de sua criação até você parar ele de forma manual ou também pode definir uma data inicial e final. Caso escolha uma data inicial e final o Facebook irá mostrar o investimento total da campanha.

Orçamento vitalício: Você estipula um investimento total de sua campanha e define uma data inicial e final de vinculação. Neste caso o Facebook irá dividir o seu orçamento pelo número de dias que sua campanha irá rodar.

O Facebook tomou muito cuidado para oferecer opções avançadas nesta parte já que estamos falando de dinheiro. Veja no vídeo abaixo tudo que você pode fazer nas configurações de orçamento de sua campanha.

Escolhendo imagens e textos para seu anúncio

É nesta etapa que você terá que ser criativo para chamar a atenção do seu público-alvo. É nela que você escolhe a imagem e textos do seu anúncio.

Ao selecionar a opção “Selecionar imagens” você terá uma série de opções. Você poderá enviar até 6 imagens enviando do seu próprio computador, em uma biblioteca de imagens que você já usou em outros anúncios ou procurar em um catálogo de imagens grátis.

Neste exemplo vou procurar uma imagem do catálogo grátis (Free Stock Images) e buscar por uma imagem relacionada a minha fanpage.

Eu fiz uma busca pelo termo “facebook” e escolhi 5 imagens do catálogo grátis. Lembre-se que caso você for enviar imagens do seu computador o Facebook recomenda que elas tenham dimensões de 1200×444 pixels para uma melhor visualização do seu anúncio. Após escolher as imagens clique no botão “Concluir”.

O próximo passo é criar os textos para seu anúncio. Eles são divididos em duas partes: Título (que pode ter até 25 caracteres) e o texto (que pode ter até 90 caracteres). Nesta parte você tem uma prévia de como seu anúncio irá aparecer em cada tipo de anúncio: Feed de Notícias no Desktop (que são todos os computadores em geral), Feed de Notícias Móveis (celulares, smartphones e tablets) e Coluna da Direita no Desktop (quando seu anúncio aparece nas laterais do Facebook).

Inicialmente o Facebook mostra somente a parte para você editar o texto do seu anúncio. Para poder alterar o título clique no link “Mostrar opções avançadas”.

Para ficar mais fácil de entender veja no vídeo abaixo as opções que você tem nesta parte e também uma dica para que suas imagens fiquem melhores no seu anúncio.

Como se tornar um verdadeiro expert em anúncios do Facebook

O gerenciamento de anúncios no Facebook é uma verdadeira arte. Existem inúmeras estratégias que você pode seguir para ter uma maior retorno sobre o seu investimento como por exemplo uma técnica que ajuda você a pagar somente 0,01 centavo por cada novo fã de sua página no Facebook. Recomendo muito você conhecer o Thiago Wendel, um dos maiores especialistas em Facebook para Negócios e que vai ajudar você se tornar um expert nesta área.

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