Como encontrar e atrair novos clientes online em 3 etapas simples!

A internet se tornou uma grande aliada das empresas, marcas e principalmente profissionais liberais, como vendedores, corretores de imóveis e seguros.

Ela une inúmeras características que a tornam única. Sua capacidade de comunicação e informação abrange o mundo todo, tem um dinamismo e velocidade de resposta surpreendentes e as pessoas estão mais conectadas do que nunca.

E claro, o seu cliente também está!

Essa plataforma possibilita utilizar diversas ferramentas gratuitas para otimizar a atuação de profissionais liberais e empresas em seus segmentos de mercado. Com isso, podemos estar sempre nos atualizando e nos tornando mais ativos e produtivos, além de qualificar e concretizar ainda mais o seu nome, a sua marca e a imagem da sua empresa.

Investir no meio digital é uma tendência no mundo dos negócios e todos os segmentos perceberam isso.

E o melhor, inicialmente este investimento não inclui dinheiro, apenas o investimento de um pouco do seu tempo e que pode lhe trazer um enorme retorno rapidamente e é isto que vou te mostrar neste artigo.

É claro, que em um território tão amplo e de tantas possibilidades como a internet, a concorrência se torna gigante e é necessário se destacar e buscar a unanimidade.

Mas, como conseguir isso, como prospectar o cliente? Como ser notado em meio a tantos outros concorrentes de um mesmo segmento? Ou, até mesmo, quais as melhores ferramentas para atraí-los e fidelizá-los?

 

O processo de prospecção online

Que inúmeras pessoas estão online ao mesmo tempo – em portais, blogs, fóruns, redes sociais, etc., todos sabem.

Mas, como alcançar essas pessoas, transformá-las em clientes ou, até mesmo, identificar quais destas pessoas fazem parte de seu público alvo é uma tarefa um pouco mais  complicada…quando lhe faltam instruções.

No entanto, isso pode ser simplificado, quando planejamos um processo de prospecção de clientes online.

Será necessário que passemos por três etapas importantes para conseguirmos bons resultados, pois de nada vale o investimento do nosso tempo, se isso não se converter em novos clientes, vendas e lucro efetivo em curto e longo prazo.

Lembre-se que vender é um processo e nada acontece da noite para o dia. Se não começarmos a plantar algo hoje, não teremos nada de diferente pra colher amanhã!

Gosto de uma frase que diz: “Daqui a um ano você vai desejar ter começado hoje!”

Então, comece já!

 

Etapa 1- Atraindo o seu potencial cliente na internet

Na primeira etapa, o momento de atrair o seu potencial cliente ou prospect , é preciso deixar uma boa imagem, este será o seu “cartão de visitas” para passar impressão de credibilidade do seu nome ou de sua marca/empresa.

Nesse estágio, é importante estar em constante exibição para estes clientes  potenciais.

Garanta que esse usuário não o veja apenas uma vez e o esqueça. Portanto, uma das estratégias que mais geram resultados reais e duradouros é a produção de conteúdo de qualidade, para diferentes plataformas e redes sociais, como: Facebook, Instagram, Youtube, Blog, etc.

“A melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele.”

Portanto, mostre-se presente na internet! Muitas estratégias podem ser definidas, mas sem dúvida, a melhor de todas é a produção de conteúdo em textos, vídeos ou mesmo gravações de áudio para você publicar em todas as suas plataformas online.

Isto se chama Presença Digital.

Antes de passar para a segunda etapa, onde eu vou te mostrar como transformar este potencial cliente em um contato cadastrado em sua base, eu preciso primeiro explicar o porquê de se fazer o investimento inicial de tempo do qual falei acima, quais as vantagens de investir nisso como profissional de vendas e porquê isso pode transformar o seu negócio e a sua carreira em algo que você jamais deve ter imaginado.

As vantagens de investir o seu tempo na produção de conteúdo para redes sociais e blog próprio são muitas, mas pra encurtar, vou citar abaixo apenas as 3 principais (a 3ª é a minha favorita!)

1) Custo zero de dinheiro para produzir seus próprios conteúdos:

No futuro você até pode contratar um editor freelancer para produzir conteúdos pra você, mas no começo é importante que você mesmo produza seus próprios conteúdos.

Afinal, ninguém conhece melhor seu público alvo e o seu negócio do que você, não é mesmo? Dessa forma, você tem o total controle do que vai produzir e compartilhar, pra atrair o seu cliente ideal.

Além disso, praticar a escrita e a criação de conteúdos te leva a uma outra grande vantagem, que explico agora abaixo.

2) Você aprende mais sobre seu próprio negócio quando escreve sobre ele:

Quando você pensa sobre os assuntos que vai escrever e principalmente enquanto você escreve seus conteúdos sobre seu negócio, você está aprendendo ainda mais sobre ele e inclusive, sempre surgem novas boas ideias, que talvez você não teria tido senão estivesse escrevendo sobre um determinado assunto.

Isso sempre acontece comigo e pode ter certeza que vai acontecer com você. E isso é sensacional, porque são ideias que veem “de graça” e apenas estavam “escondidas” em nosso cérebro e precisavam apenas de um pouco de estimulo intelectual.

3) Conteúdos próprios te transformam em uma autoridade no seu segmento de mercado:

Esta com certeza é a maior de todas as vantagens e, sem dúvida, é a que mais pode transformar o seu negócio e a sua carreira como profissional de vendas.

Imagine a seguinte situação: você precisa fazer ou renovar o seguro do seu carro e está com uma determinada dúvida à respeito de seguro de automóveis.

Você busca por esta informação na internet através do Google e encontra um site ou blog com um artigo que responde à sua dúvida, e além deste artigo este mesmo blog contém diversos outros conteúdos interessantes falando sobre seguros de veículos em geral e o contato do corretor de seguros, que é o autor do blog.

Mesmo que você já tenha seu corretor de confiança, é muito provável que você considere fazer uma cotação com este corretor de seguros, autor do blog. Afinal ele demonstrou que tem conhecimento sobre o assunto (autoridade) e te forneceu uma informação que você estava procurando.

Além disso, é muito provável também, que você passe a consultar este blog sempre que precisar de alguma informação sobre seguros e inclusive indicar o blog para outras pessoas.

Pronto!

Pra você, ele começa a se transformar em um profissional que tem conhecimento (autoridade) no assunto e está acima da maioria dos outros corretores “comuns” do mercado.

Pra ele, você é um cliente em potencial e pode até já ter conseguido seu e-mail ou contato do WhatsApp, caso você tenha entrado em contato.

Entende como isso é poderoso e pode te levar a um outro nível de profissional, atraindo milhares de novos clientes em potencial e alavancando novos negócios?

Entende como isso pode transformar a sua carreira como um Profissional de Vendas?

Com isso, você não só poderá se destacar da grande maioria dos profissionais do seu ramo, como também estará criando uma reputação inabalável e poderá se transformar em uma referência e autoridade no seu segmento de mercado.

 

Etapa 2- De potencial cliente a contato cadastrado.

Como te mostrei no exemplo acima, nesta segunda etapa é o momento de trazer aquele potencial cliente para dentro da sua base de contatos, isso te dará garantia de que ele estará recebendo os seus conteúdos, já que você pode ser pró-ativo e contatá-la sempre que necessário, através de ferramentas online, como veremos na terceira etapa daqui a pouco.

Para obter o contato do seu potencial cliente, seja o número do WhatsApp ou seu E-mail, diversas técnicas podem ser utilizadas.

Na maioria das vezes, estas técnicas são bem simples de serem aplicadas, já que o passo mais importante você já deu, que é produzir conteúdos relevantes para seu público alvo e,  se ele está consumindo seu conteúdo é porquê está interessado no que você tem a dizer e com certeza irá querer mais conteúdos seus, por isso não se importará de fornecer seu número de WhatsApp ou seu E-mail.

São muitas as técnicas que você pode utilizar pra obter o contato do seu prospect, mas algumas das mais utilizadas são:

  • Oferecer uma Recompensa Digital:

Uma recompensa digital pode ser um e-book, uma vídeo-aula, um estudo de case ou qualquer material online que seja relevante pro seu público. Ou seja, qualquer produto digital GRATUITO que ele possa baixar na hora.

Para que ele baixe este conteúdo gratuito, ele precisará fornecer o e-mail dele ou contato do WhatsApp ou ambos, dependendo da forma que você decidir entregar este produto digital.

Esta recompensa digital será um conteúdo exclusivo pra quem fornecer seu e-mail ou contato de WhatsApp e não estará disponível abertamente em seus canais online, como Blog, Facebook, Youtube, etc.

  • Oferecer uma desconto exclusivo pra quem se cadastrar:

Você pode oferecer um desconto exclusivo para as pessoas que se cadastrarem em seu blog, página do Facebook, Instagram ou WhatsApp.

Em um próximo artigo eu vou te ensinar detalhadamente como fazer tudo isso. Portanto, cadastre-se abaixo para receber estes próximos artigos.

Esta é a forma mais tradicional de se obter um contato, mas nem sempre pode ser utilizada, dependendo das políticas comerciais e de descontos de sua empresa. Caso exista esta possibilidade, deve ser usada sempre. Afinal quem não gosta de um desconto?

  • Através de enquetes no seu Site, Blog ou página do Facebook:

Enquetes são perguntas rápidas que servem para conhecer melhor o seu público alvo e, neste caso, também tem a função de captar o contato dele.

Geralmente, as pessoas gostam de responder à enquetes, principalmente quando são curtas (de 1 a 3 perguntas no máximo) e são de múltipla escolha.

  • Através de aplicativos próprios:

Fazer um aplicativo próprio pode ser um enorme diferencial para a sua empresa e para seu  nome como profissional de vendas. Aproxima o cliente de você, pois o aplicativo fideliza quem já é um cliente assíduo e desperta curiosidade em quem ainda não conhece seus produtos e serviços.

Por mais que possa parecer uma tarefa complicada, existem inúmeras plataformas na internet que possibilitam a produção de um aplicativo, como a Fábrica de Aplicativos.

Além disso, a criação de aplicativos pode se transformar em um recurso para melhorar a prestação de serviços e agilidade de respostas ao cliente.

Portanto, quando você disponibiliza um aplicativo próprio, as pessoas tem que se cadastrar pra utilizá-lo. Pronto, seu prospect já está na sua base de clientes!

Viu como existem várias maneiras simples de conseguir o contato do seu potencial cliente?

 

Etapa 3- Transformando contatos em clientes ativos!

Por fim, é o momento de transformar estes contatos cadastrados em clientes efetivos.

Esse é o momento de utilizar todas as formas possíveis de comunicação posterior.

Atualmente as que mais usamos aqui e recomendamos, pela simplicidade e eficiência, são o WhatsApp e o E-mail Marketing com auto-responder.

Vamos falar um pouquinho destas duas excelentes ferramentas de comunicação e relacionamento com clientes cadastrados…

Nem é preciso dizer muito sobre a quantidade de usuários que o WhatsApp tem hoje no mundo, pois praticamente todo mundo hoje tem um smartphone e utiliza o WhatsApp como um dos principais aplicativos diariamente.

No Brasil já são mais de 100 milhões de usuários e esse número não para de crescer. E é claro, que a maioria de seus clientes e potenciais clientes também usam!

A facilidade de uso deste aplicativo e a rapidez de comunicação que ele proporciona, faz com que tenhamos enormes possibilidades de nos relacionar e alavancar negócios com nossa base de clientes.

Não quero me estender muito detalhando as características e vantagens do WhatsApp, pois o objetivo neste artigo é apenas mostrar as possibilidades que temos de transformar contatos em clientes efetivos.

Mas, irei detalhar mais sobre o WhatsApp, suas vantagens e uma funcionalidade essencial  para profissionais de vendas em outro artigo (fique atento ao seu e-mail!).

Seguindo…

A outra ferramenta essencial para nos comunicar e criar um relacionamento com clientes cadastrados é o E-mail marketing com auto-responder.

Com a chegada e consolidação das redes sociais, muita gente achou que o e-mail marketing deixaria de existir. Enorme engano!

Antes que você também acredite que o e-mail marketing está em decadência, deixe eu lhe apresentar alguns números desta ferramenta e porquê ela é parte indispensável de qualquer ação de marketing e relacionamento com clientes.

  • Atualmente, mais de 144,8 bilhões de e-mails são disparados todos os dias no mundo inteiro;
  • 91% dos consumidores relatam abrir o e-mail ao menos uma vez ao dia;
  • 82% dos usuários mobile recebem e enviam e-mails diariamente utilizando smartphones;
  • Uma campanha de e-mail marketing é 40 vezes mais efetiva do que campanhas em redes sociais como Facebook e Twitter, por exemplo;
  • O e-mail é a ferramenta de acesso mais utilizada na internet (você não consegue criar contas em redes sociais sem ter um e-mail, por exemplo).

Fonte: E-commerce na prática

 

Viu como os números são impactantes e porquê você deve usar o e-mail marketing pra se relacionar e fazer negócios com sua base de contatos?

Além disso, e para facilitar toda esta comunicação, existem ferramentas de e-mail marketing com a função de auto-responder, que automatiza os envios de e-mails programados pra toda sua base de clientes e também para aqueles novos contatos que estão entrando diariamente nesta base.

Se quiser saber mais sobre o que é auto-responder, leia este artigo.

O que estamos presenciando é a reinvenção e a consolidação do e-mail marketing como a  ferramenta que oferece maior retorno sobre o investimento (ROI) dentro do marketing digital e você não pode ficar fora disso.

Mande e-mails convidando seus contatos para os novos conteúdos do seu blog, promoções exclusivas, links para catálogos de produtos e serviços e afins. Quanto maior o tráfego de conteúdo, maior a probabilidade de conseguir novos negócios.

 

Finalizando…

Perceba que, seguindo estas 3 etapas, você já está qualificando e segmentando sua base de potenciais clientes, pois seu conteúdo é relevante pra este público e portanto, quando você fizer uma oferta de seu(s) produto(s) ou serviço(s) para ele, a oferta será de extremo valor e a conversão em vendas será muito maior.

No próximo artigo eu vou te mostrar quais são As 5 Redes Sociais Indispensáveis Para Qualquer Profissional de Vendas usar, postar seus conteúdos e começar a construir a sua autoridade em seu segmento de mercado.

Em outros artigos, também irei te mostrar como pedir para que as pessoas se cadastrem nestes seus canais e você possa continuar um relacionamento com elas, enviando seus conteúdos e ofertas, através de e-mail marketing e mensagens no WhatsApp.

Vou te ensinar ainda, uma técnica super produtiva, de como transformar um mesmo conteúdo em diversos formatos de arquivos, espalhar este conteúdo pela internet e construir de maneira correta sua autoridade no seu segmento e sua Presença Digital!

 

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Caso queira me contatar ou tenha alguma dúvida sobre este artigo, entre em contato comigo que terei o maior prazer em responder.

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Um abraço!

Angel Cáceres.

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