Como Criar uma FanPage no Facebook [Guia Passo-a-Passo]

Se você é empresário, profissional liberal, representante comercial, corretor de imóveis e seguros, uma das formas de se conseguir mais clientes é criando uma fanpage no Facebook. Ao contrário de  um perfil, que é usado para pessoas, a fanpage é a escolha certa para sua empresa poder distribuir conteúdo para seus clientes (fãs).

Neste artigo eu te mostro como criar uma fanpage passo a passo do jeito certo. Vamos lá?

Antes de começar, eu preciso alertar você para o principal erro que muitas empresas cometem, que é criar um perfil pessoal no Facebook. Siga o passo a passo a seguir que você não cometerá este erro, ok?

Criando uma conta no Facebook

Caso já tenha sua conta pessoal no Facebook pule para o próximo passo, mas caso ainda não tenha basta acessar o Facebook que na página inicial você tem o formulário de cadastro. É só preencher todos os dados e criar a sua conta por lá. Isso é necessário pois é com sua conta que você cria a fanpage de sua empresa que ficará vinculada a sua conta pessoal.

 

Criar uma Fanpage no Facebook – Passo 1

Se você acabou de criar a sua conta pessoal você já está dentro do Facebook, caso contrário faça login com sua conta pessoal para poder começar. Após fazer login você cai direto no seu feed de notícias. Veja na lateral superior direita um ícone em formato de seta apontando para baixo, que fica ao lado do cadeado, na barra superior azul. Clicando neste ícone o menu ira expandir e o menu para criar uma página estará lá. Se preferir acesse direto o link para criar uma fanpage.

 

Escolhendo a Categoria de sua Fanpage – Passo 2

Para criar uma fanpage o Facebook oferece várias categorias. Cada uma delas pode oferecer recursos extras para você configurar como por exemplo a categoria “Negócios locais ou local” que você pode por o horário de atendimento de sua empresa. Veja as categorias para fanpage disponíveis, mas abaixo irei explicar cada uma delas para você saber qual é a mais adequada para sua fanpage.

Negócios locais ou Local

Se você possui um negócio com abrangência local esta é a categoria ideal para sua fanpage. São exemplos de negócios locais: Restaurantes, Pizzarias, Lojas de roupas, lojas em geral, médicos, cinema, hotel, etc.

Os recursos que o Facebook oferece para uma fanpage nesta categorias são: Descrição breve, link do site, e-mail de contato, telefone, endereço, mapa, visitas, críticas e avaliações e check-in.

 Empresa, organização ou instituição

Esta categoria de fanpage também é para uma empresa como a categoria anterior porém não um negócio local. Ela pode ser usada caso sua empresa tenha filiais espalhadas pelo país ou pelo mundo. Nela não tem o recurso para fazer check-in (você não precisa fornecer um endereço).

Os recursos que o Facebook oferece para uma fanpage nesta categorias são: Descrição breve, link do site, e-mail de contato, telefone, endereço e visitas.

 Marca ou produto

Este tipo de fanpage é ideal para você divulgar um produto em si. Existem marcas e empresas que possuem muitos produtos e para ter uma comunicação melhor com seus consumidores elas preferem criar fanpages específicas para cada produto.

Os recursos que o Facebook oferece para uma fanpage nesta categorias são: Descrição breve e link do site.

 Artista, banda ou figura pública

Como o próprio nome diz, se você tem uma banda, é um artista ou uma pessoa pública essa é a categoria ideal para você escolher para sua fanpage. Essa categoria é ideal para: cantores, apresentadores de televisão, políticos, atores e atrizes, etc.

Os recursos que o Facebook oferece para uma fanpage nesta categorias são: Descrição breve e link do site.

 Entretenimento

Categoria para programas de tv, festas, redes de tv, estação de rádio, eventos em geral (esportivo, festas, raves, micaretas, shows), etc.

Os recursos que o Facebook oferece para uma fanpage nesta categorias são: Descrição breve e link do site.

 

 Causa ou comunidade

Categoria de fanpage ideal para uma ONG, organização de passeatas, protestos, enfim por uma causa específica.

Os recursos que o Facebook oferece para uma fanpage nesta categorias são: Descrição breve e link do site.

 

Preenchendo as informações iniciais de sua fanpage – Passo 3

Agora que você já escolheu a categoria de sua fanpage, vamos preencher os dados iniciais. Ao escolher uma das categorias o Facebook vai pedir algumas informações iniciais. No caso da categoria “Negócios locais ou local” ele pede a categoria da sua empresa (ramo), nome, endereço completo e telefone e para as outras normalmente pedem somente nome e categoria.

Agora vamos preencher as informações iniciais pedidas pelo Facebook, conforme exemplo abaixo usando a categoria “Negócios locais ou local”, que é uma categoria bem comum para a maioria dos leitores do meu blog.

Para isso basta clicar em cima da categoria “Negócios locais ou local” para que o formulário abaixo apareça:

Após preencher os dados iniciais de sua fanpage, o Facebook irá pedir informações mais detalhadas sobre sua fanpage (baseado na categoria escolhida anteriormente). No nosso caso primeiro devemos colocar informações sobre o negócio como palavras-chave que descrevem a categoria de seu estabelecimento, uma pequena descrição, link do site e uma confirmação se é um negócio físico (essa informação irá ajudar as pessoas a encontrarem seu negócio mais facilmente dentro do Facebook).

O próximo passo é escolher uma imagem principal para sua Fanpage. Essa imagem é como se fosse a foto de um perfil, mas no caso para sua fanpage. O ideal para essa imagem é que ela seja quadrada com dimensões de pelo menos 180 x 180px.

Você tem duas opções aqui: uma é carregar uma imagem a partir do seu computador e a outra é carregar a partir de um link de imagem. O mais comum é carregar a partir do computador então basta clicar nessa opção que uma janela irá aparecer em seu computador para você procurar a imagem para enviar. Procure a imagem e, quando achar dê um duplo clique em cima dela ou selecione ela e clique em “abrir”.

Agora basta aguardar o envio da imagem e depois clicar no botão “Próximo”.

No passo seguinte o Facebook irá perguntar se você quer adicionar sua fanpage aos favoritos. Este favoritos fica localizado na barra lateral esquerda do seu Feed de notícias e irá facilitar o seu acesso em sua fanpage. Eu recomendo que você faça isso para facilitar. Se for adicionar basta clicar no botão verde “Adicionar aos Favoritos” e então o botão “Próximo” surge. Caso não queira adicionar aos favoritos basta clicar em “Pular”.

 

No próximo item, o Facebook irá perguntar qual é o público alvo para sua Fanpage. Por enquanto você pode pular esta etapa pois, posteriormente isso servirá para você criar anúncios e promover sua fanpage usando o Facebook Ads (veja aqui um passo-a-passo para você criar seu primeiro anúncio). O Facebook diz que isso serve para facilitar que seu público o ache mas, convenhamos não é, ele faz isso para depois vender anúncios para você de uma maneira mais fácil (não que isso seja ruim mas veremos em um outro artigo).

 

Usando sua Fanpage

Pronto, sua fanpage acaba de ser criada. O Facebook irá mostrar um tour virtual para você conhecer alguns recursos de uma fanpage para você ja começar a usar.

Existem mais coisas que você ainda precisa fazer em sua fanpage para que ela fique conhecida, como por exemplo, adicionar uma capa (aquela imagem superior) e iniciar as publicações.

PS: Lembra que eu falei do erro que você deve evitar no início deste artigo? Pois bem, se você seguiu este passo-a-passo de como criar uma fanpage, você acabou de evita-lo! É que muitas empresas acabam criando um perfil no Facebook. Isso é muito errado já que o Facebook não permite isso e também existem algumas limitações, como por exemplo, em um perfil você pode ter no máximo 5 mil amigos enquanto uma fanpage o número de fãs é ilimitado.

Continue me acompanhando aqui no blog, que darei muitas dicas pra que você tenha muito sucesso com sua FanPage!

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