As 5 Redes Sociais Indispensáveis Para Qualquer Profissional de Vendas!

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas na internet, e está sendo muito mais fácil encontrar consumidores nas redes sociais, aliás, todos os tipos de consumidores. Afinal, todos estão conectados.

Sendo assim, se praticamente todo mundo está conectado, fica fácil também encontrar seu público alvo e possíveis clientes. Dessa forma, é possível chamar-lhes a atenção para seus serviços e produtos. A propaganda do seu negócio fica muito mais fácil, e, de quebra, mais barata.  

Profissionais de Vendas podem utilizar as redes sociais para se relacionar com o cliente, criando com eles um vínculo valioso e fazendo também com que a compra se realize mais facilmente dessa forma.

Se você ainda não leu meu artigo anterior, onde eu mostro Como Encontrar e Atrair Novos Clientes Online em 3 Etapas Simples, eu sugiro que leia assim que terminar de ler este artigo.

Pois, além de mostrar como encontrar e atrair mais clientes online para o seu negócio, eu ainda falo sobre como você pode transformar a sua carreira em algo que jamais tenha imaginado antes, iniciando sua presença digital e criando sua autoridade em seu segmento de mercado usando as redes sociais e algumas ferramentas online.

Vou falar um pouco sobre algumas destas Redes Sociais agora. Mas, entenda que o objetivo deste artigo é apenas dar uma “passada” rápida resumindo cada uma delas.

Nos aprofundaremos mais em cada uma delas em outros artigos que publicarei na sequência aqui no blog, ok?

Além de serem as mais acessadas e usadas no mundo todo, as 5 Redes Sociais que vou falar abaixo são as mais utilizadas para negócios e vendas, portanto, também geram mais resultados para este fim.

 

1 – LINKEDIN

 

A primeira delas é o Linkedin. Essa é uma rede social para empresas e profissionais, onde as pessoas podem disponibilizar seus currículos, adicionar pessoas com interesses profissionais comuns, avaliar pessoas e receber avaliações de seus colegas de interesses profissionais similares, além de ler e publicar artigos.

Na hora de uma pessoa adicionar outra, é necessário informar de onde elas se conhecem. Isso é muito interessante, porque livra aquele medo de uma pessoa estranha estar no seu perfil.

Além de poder criar um perfil para si próprio, também existe a possibilidade de se criar um perfil para sua empresa, buscando colaboradores a partir de seus currículos disponibilizados no site.

Também existe a ferramenta de criar grupos para obter discussões a respeito de assuntos pertinentes a sua vida profissional.

Mas, o mais importante para nós, profissionais de vendas, é que o LinkedIn é disparado, o melhor meio hoje para você conquistar novos clientes. Além de possibilitar crescer profissionalmente, tanto como empresa quanto como pessoa e deve ser usado principalmente para gerar autoridade em seu segmento de mercado.

Portanto, se você é um profissional de vendas, deve utilizá-la para mostrar suas habilidades, seus cursos e especializações e suas conquistas profissionais.

Com isso, o Linkedin irá te ajudar a se promover como profissional de vendas, atraindo pessoas e empresas que buscam o seu tipo de perfil profissional, em seu segmento de mercado. E isso é muito bom, não é mesmo? 🙂

 

2 – FACEBOOK

 

Facebook veio como uma rede social apenas para pessoas comuns a fim de se relacionarem. No entanto, a rede social teve uma proporção muito maior do que essa ao longo do tempo. Hoje, ela é quase que imprescindível para que uma empresa ou profissional cresça e seja competitivo no mercado.

A página do seu negócio (fanpage), se bem organizada e gerida, pode ser o coração da sua empresa. Ela o aproxima do cliente, traz a ele todas as informações possíveis do seu negócio, assim como as promoções e publicidades.

Iremos tratar bem mais a fundo sobre o Facebook e fanpages em um próximo artigo, dedicado exclusivamente a ele, mas caso você ainda não tenha criado sua fanpage, neste artigo: “Como Criar uma Fanpage no Facebook [Guia Passo a Passo] eu ensino passo a passo como fazê-lo, ok?

Como disse no início deste artigo, o objetivo aqui é somente dar uma “passada rápida” sobre as 5 principais redes sociais para profissionais de vendas, pois iremos nos aprofundar mais em cada uma delas em artigos futuros aqui do blog [Se quiser ser avisado por e-mail sempre que um novo artigo for publicado, cadastre-se aqui ao lado para receber as atualizações do blog].

Mas, basicamente, o importante é ter uma sequência e assiduidade nas postagens de conteúdos que sejam relevantes para seu público alvo, porém e para ser mais atrativo no início e conquistar mais seguidores, que não sejam apenas seus amigos que você já convidou para curtirem sua página, você pode apostar em alguns conteúdos engraçados ou imagens e frases motivacionais, atraindo assim mais curtidas.

Afinal, quanto mais curtidas, mais clientes em potencial. Mas fique tranquilo, que trataremos de estratégias de conteúdos no artigo dedicado às fanpages, que estou preparando pra você, ok?

 

3- TWITTER

 

Twitter é um microblog e possui um limite de 140 caracteres por postagem, porém, também é possível adicionar vídeos e imagens nestas postagens, gerando mais engajamento com seu público alvo.

Para negócios, o Twitter é ótimo para lançar notícias curtas e que chamem a atenção sobre seu empreendimento. Também é muito bom para responder algumas dúvidas simples e mais interessantes, além de manter uma comunicação mais ativa e constante com o seu cliente.

Lembre-se sempre que redes sociais são ideais para chamar atenção e atrair seus clientes em potencial e, a partir daí, direcioná-los para seu site ou blog, onde o relacionamento deve ter uma continuidade, com publicações e artigos mais detalhados sobre seus produtos ou serviços.

E neste sentido, o Twitter pode ser uma ótima opção para a atração destes prospects, pois com o dinamismo da internet e com uma estratégia bem elaborada, os 140 caracteres são mais do que suficientes para chamar a atenção e  levar seu cliente potencial ao seu site ou blog.

Cadastre-se no meu blog, que em breve publicarei um artigo com estratégias simples e bem elaboradas para usar este microblog a favor de seu negócio, atraindo novos clientes e mantendo um bom relacionamento com eles.

 

4- WHATSAPP

 

Whatsapp também, assim como o Facebook, não foi idealizado inicialmente para ser utilizado por empresas, porém essa tem sido uma das ferramentas mais utilizada para negócios e relacionamento com clientes atualmente.

Em uma pesquisa feita pela Conecta – plataforma web do Ibope Inteligência, foi comprovado que o Whatsapp é o aplicativo mais usado no Brasil e o mais checado diariamente em smartphones, portanto, é um contato mais fácil de se ter certeza que o seu cliente irá ver seu conteúdo.

A vantagem do Whatsapp é o contato direto com o cliente e a instantaneidade na troca de mensagens. No caso de empresas e negócios, o uso das Listas de Transmissão faz toda a diferença neste aplicativo, pois é algo parecido com um Grupo porém, com um diferencial…

Quando você envia uma mensagem para toda uma Lista de Transmissão (que pode ter até 256 contatos por lista), cada pessoa desta lista recebe sua mensagem como se fosse uma conversa individual e, caso se interesse pela mensagem e queira continuar conversando a partir de então, você pode negociar com as regras de negócios e políticas comerciais que você tem com esta pessoa/empresa, personalizando assim esta comunicação.

Percebeu a importância das Listas de Transmissão do WhatsApp?

Estou preparando um curso exclusivamente sobre WhatsApp e, quem for assinante aqui do blog, irá recebê-lo gratuitamente no seu e-mail.

Então, cadastre-se ao lado para receber o curso quando ele for lançado!

 

5- YOUTUBE

 

O Youtube é a segunda ferramenta de busca mais utilizada no Brasil atualmente, perdendo apenas para o Google. Por ser uma ferramenta do próprio Google, os resultados de buscas também são bem assertivos e tem uma imensa quantidade de vídeos com informações de qualquer  segmento de mercado.

Apesar de algumas pessoas acharem que o Youtube só tem conteúdo criado pelos novos Youtubers, com assuntos que pouco tem a ver com negócios e empresas, o canal de vídeos do Google é uma fonte imensa de informações empresariais, palestras gratuitas, vídeo aulas e tutoriais ensinando a usar sistemas e aplicativos de empresas.

Caso não se sinta bem fazendo isso, você não precisa necessariamente se mostrar em um vídeo sobre seu negócio no Youtube, e pode simplesmente gravar uma apresentação no Power Point e ir narrando o que está escrito e sendo apresentado na tela do seu computador.

As pessoas gostam muito de vídeos e também de apresentações narradas, pois humaniza a comunicação e aproxima seus prospects e clientes de sua empresa, produtos e serviços.

Enfim, estas são as principais redes sociais que você deve considerar para espalhar seu conteúdo pela internet e começar a criar sua autoridade como especialista no seu segmento de mercado, divulgando seu nome, o nome de sua empresa, seus produtos e serviços.

Você não precisa necessariamente estar em todas estas redes sociais ao mesmo tempo. O que você precisa é descobrir em qual ou quais destes canais o seu cliente está. Muitas vezes e dependendo do seu tipo de negócio, seu público alvo pode estar em uma ou duas redes sociais e nada mais.

Portanto, eu aconselho que, no início, você “jogue a rede” e espalhe seu conteúdo em todas as redes sociais que se sentir confortável em usar e depois veja em quais destes canais seu conteúdo gerou mais resultado e engajamento, como mensagens, comentários, curtidas, compartilhamentos, contatos, etc. A partir daí, você saberá em qual ou quais redes sociais concentrar seu relacionamento.

Como disse antes, nos próximos artigos aqui no blog, irei detalhar cada uma destas redes sociais, mostrando como você pode usar cada uma delas para seu negócio. Também vou apresentar uma estratégia simples, ensinando você a aproveitar um mesmo conteúdo e espalhar por toda internet, consolidando sua presença digital e se transformando em uma autoridade no seu segmento de mercado.

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